
sexta-feira, 1 de junho de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
NOVAS TURMAS: CURSO SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ
Veja endereços das próximas turmas deste curso:
N. IGUAÇÚ - IG. DO EVANGELHO QUADRANGULAR - JD. ALVORADA
R. DÊNIS EMANOEL 170
5ª feira DIA 26/04/2012 - DAS 19:00 ÀS 21:30HS. TEL. 2667-9227
DEODORO - CAPELA EVANGÉLICA DA VILA MILITAR
AV. DUQUE DE CAXIAS 580 TEL. 2457-4048
6ª FEIRA DAS 15:00 ÀS 17:30HS.
V. TELES - PROJETO VIDA NOVA DE V. TELES - SÃO J. DE MERITI
R. VEREADOR IVAN LOPES LT. 16 QD. 18
6ª FEIRA - DAS 19:00 ÀS 21:30HS TEL. 3755-5393
VR. MENSALIDADE: r$ 50,00. SÃO 4 MESES.
QQ PESSOA PODE FAZER.
N. IGUAÇÚ - IG. DO EVANGELHO QUADRANGULAR - JD. ALVORADA
R. DÊNIS EMANOEL 170
5ª feira DIA 26/04/2012 - DAS 19:00 ÀS 21:30HS. TEL. 2667-9227
DEODORO - CAPELA EVANGÉLICA DA VILA MILITAR
AV. DUQUE DE CAXIAS 580 TEL. 2457-4048
6ª FEIRA DAS 15:00 ÀS 17:30HS.
V. TELES - PROJETO VIDA NOVA DE V. TELES - SÃO J. DE MERITI
R. VEREADOR IVAN LOPES LT. 16 QD. 18
6ª FEIRA - DAS 19:00 ÀS 21:30HS TEL. 3755-5393
VR. MENSALIDADE: r$ 50,00. SÃO 4 MESES.
QQ PESSOA PODE FAZER.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Saúde Emocional e Vida Cristã - Uma Harmonia Necessária
Atualização de status
De Paulo Cesar Pereira
SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ - UMA HARMONIA NECESSÁRIA
Este ministério tem sido durante muitos anos exercido em nome desta harmonia. E tal necessidade ocorre porque para muitos que se convertem passam a ter uma concepção errada do que seja essa caminhada na fé em Cristo. É preciso deixar bem claro que conversão não tira a nossa humanidade. Por tal motivo, o crente, que tanto busca a comunhão com o Senhor deve atentar para este lado humano que ainda continua em nós lutando contra o Espírito que também em nós habita. Assim, quando o crente cuida da sua área emocional ao mesmo tempo está contribuindo par uma vida cristã saudável, porque onde houver um distúrbio emocional haverá um distúrbio espiritual. Você não conhece um crente desequilibrado emocionalmente que seja equilibrado espiritualmente.
Neste curso você terá a oportunidade de se conhecer melhor. Você se conhece? Quem é você quando ninguém está olhando? Verás que existe toda uma série de comportamentos para que não se olhe para dentro da alma e possa ver o que nela se encontra. Veja a oração do salmista: “Sonda-me ó Deus e vê o que há no meu coração.”. Sl. 139:23. Costumo dizer que o grande perigo desta oração é que Deus pode resolver respondê-la. E se o Senhor responder que dentro de você existe uma tristeza há muitos e muitos anos? E você sempre ouviu que “o crente deve estar sempre sorrindo mesmo quando não dá”. Caso você resolva esconder uma tristeza verdadeira e demonstrar uma alegria que não existe, você, crente que conheceu A Verdade, estará vivendo uma mentira. Isto tem um preço muito alto, porque “A esperança que se adia, faz adoecer o coração...” Prov. 13:12. Isto significa que se esta tristeza for autêntica ela precisa ser sentida, chorada, pois “Há um Tempo Determinado Por Deus Para Todas as Coisas” (Ecl. 3). Lá diz que “há tempo de chorar”, e ainda afirma que “há tempo de prantear”. Se quando existe este momento em sua vida o que você resolve é rir, saiba que estará fazendo um grande mal à sua vida. Isto é viver uma mentira.
Talvez como resposta à esta oração do Sl. 139:23 o Senhor possa responder que existe uma mágoa profunda em sua alma. E o que você faz com isso? Muitos dizem que já perdoaram, mas ao verem a pessoa objeto desta mágoa sentem o que pensavam estar resolvido. O que fazer então? Em Prov. 10:18 diz: “O que encobre o ódio tem lábios falsos...”. Não seja um crente que possa, segundo a Palavra, ser enquadrado como falso. Você nasceu para viver a verdade.
No CURSO SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ trataremos como SER CRENTE E SER GENTE AO MESMO TEMPO. É possível, acredite.
Que o Senhor possa estar em tua vida. E que a difícil harmonia entre a VIDA CRISTÃ e a SAÚDE EMOCIONAL possa ocorrer em sua vida.
O CLAMAR É DO HOMEM, O RESPONDER É DO SENHOR. Pode ser que a resposta do Senhor para sua vida esteja neste curso.
Deus te abençoe.
PAULO CESAR PEREIRA (PASTOR E PSICÓLOGO)
Professor do CURSO SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ
Este ministério tem sido durante muitos anos exercido em nome desta harmonia. E tal necessidade ocorre porque para muitos que se convertem passam a ter uma concepção errada do que seja essa caminhada na fé em Cristo. É preciso deixar bem claro que conversão não tira a nossa humanidade. Por tal motivo, o crente, que tanto busca a comunhão com o Senhor deve atentar para este lado humano que ainda continua em nós lutando contra o Espírito que também em nós habita. Assim, quando o crente cuida da sua área emocional ao mesmo tempo está contribuindo par uma vida cristã saudável, porque onde houver um distúrbio emocional haverá um distúrbio espiritual. Você não conhece um crente desequilibrado emocionalmente que seja equilibrado espiritualmente.
Neste curso você terá a oportunidade de se conhecer melhor. Você se conhece? Quem é você quando ninguém está olhando? Verás que existe toda uma série de comportamentos para que não se olhe para dentro da alma e possa ver o que nela se encontra. Veja a oração do salmista: “Sonda-me ó Deus e vê o que há no meu coração.”. Sl. 139:23. Costumo dizer que o grande perigo desta oração é que Deus pode resolver respondê-la. E se o Senhor responder que dentro de você existe uma tristeza há muitos e muitos anos? E você sempre ouviu que “o crente deve estar sempre sorrindo mesmo quando não dá”. Caso você resolva esconder uma tristeza verdadeira e demonstrar uma alegria que não existe, você, crente que conheceu A Verdade, estará vivendo uma mentira. Isto tem um preço muito alto, porque “A esperança que se adia, faz adoecer o coração...” Prov. 13:12. Isto significa que se esta tristeza for autêntica ela precisa ser sentida, chorada, pois “Há um Tempo Determinado Por Deus Para Todas as Coisas” (Ecl. 3). Lá diz que “há tempo de chorar”, e ainda afirma que “há tempo de prantear”. Se quando existe este momento em sua vida o que você resolve é rir, saiba que estará fazendo um grande mal à sua vida. Isto é viver uma mentira.
Talvez como resposta à esta oração do Sl. 139:23 o Senhor possa responder que existe uma mágoa profunda em sua alma. E o que você faz com isso? Muitos dizem que já perdoaram, mas ao verem a pessoa objeto desta mágoa sentem o que pensavam estar resolvido. O que fazer então? Em Prov. 10:18 diz: “O que encobre o ódio tem lábios falsos...”. Não seja um crente que possa, segundo a Palavra, ser enquadrado como falso. Você nasceu para viver a verdade.
No CURSO SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ trataremos como SER CRENTE E SER GENTE AO MESMO TEMPO. É possível, acredite.
Que o Senhor possa estar em tua vida. E que a difícil harmonia entre a VIDA CRISTÃ e a SAÚDE EMOCIONAL possa ocorrer em sua vida.
O CLAMAR É DO HOMEM, O RESPONDER É DO SENHOR. Pode ser que a resposta do Senhor para sua vida esteja neste curso.
Deus te abençoe.
PAULO CESAR PEREIRA (PASTOR E PSICÓLOGO)
Professor do CURSO SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ
sexta-feira, 16 de março de 2012
INTRODUÇÃO DO LIVRO OS MANDAMENTOS DE HOMENS NA IGREJA DE CRISTO
INTRODUÇÃO
Uma exposição não pode
deixar de ser uma apologia, uma crítica e também uma confissão.
(Anônimo).
O
pastor e teólogo alemão, Dietrich Bonhoeffer, por expor suas ideias em oposição
ao nazismo, foi preso e morto num campo de concentração nazista. Quando preso,
em virtude de ter formação superior e ser reconhecidamente inteligente, foi
colocado junto com outros intelectuais (BONHOEFFER, 1988).
Nesse
período, Bonhoeffer procurou saber por seus companheiros de prisão o porquê de
o Evangelho não ser bem aceito por pessoas de nível intelectual mais elevado.
Considerando os mais variados motivos que possam demarcar a autonomia e
liberdade de cada pessoa tomar suas decisões, encontrou também como motivo a
questão da forma e do conteúdo. Ou seja, era notória a
significativa diferença entre o conteúdo do que se anunciava e a forma como se fazia tal proclamação e
como se vivia a mesma. Por conteúdo
pode-se entender como sendo a essência, aquilo que existe de mais puro e que
está em concordância com os fundamentos
da religião cristã, ou, sua “maravilhosa graça”, segundo definiu Yancey (2007):
“[...] O melhor presente do cristianismo ao mundo” (p.25). Mais especificamente
falando, são os princípios bíblicos, principalmente os do Novo Testamento, e que demonstram uma
observância aos ensinamentos de Jesus Cristo e também a toda a Bíblia, o livro
sagrado dos cristãos. Já por forma,
entende-se como sendo a roupagem, a qual pode ser traduzida como
tradições, costumes, culturas, regras, rituais, entre outros. Ou, até mesmo
como diria Jung (BENNET, 1985),
a persona. Quanto mais forte, rígida
e inflexível a forma, maior pode ser a distância para com o conteúdo.
De
acordo com Bonhoeffer, esta desmedida atenção à forma, em detrimento do conteúdo, tem feito com que pessoas não
consigam enxergar o Evangelho em sua proposta principal, a qual será abordada
no próximo capítulo.
Jesus
Cristo, em Sua peregrinação terrena, devido à Sua postura e missão, defendia
valores e conceitos que iam de encontro aos dos escribas e fariseus, defensores
de uma forma extremamente rígida e inflexível, os quais Ele também chamou de
hipócritas. Em determinado momento chegou a chamá-los de “sepulcros caiados”, expressão que
evidenciava o quanto estavam distantes da essência da sua própria religiosidade,
no caso o judaísmo. Em Marcos 7.6-9, Jesus disse o seguinte aos fariseus:
[...] Bem profetizou Isaías a
respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os
lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E
disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a
vossa própria tradição.
Se
Bonhoeffer estivesse em nosso tempo ficaria estarrecido ao ver como essa
diferença se amplia a cada momento.
Trabalhei
para mostrar que quanto maior a distância entre forma e conteúdo,
maior a abertura para propagação de falsos conceitos e mandamentos humanos
sobre a Igreja de Cristo. Convém ressaltar que os falsos conceitos nada têm a
ver com doutrinas, pois, por mais que se diferenciem de uma denominação
evangélica para outra, possuem, nem todas é claro, argumentações bíblicas e
teológicas, que até certo ponto as fundamentam. Quero, no entanto, fazer menção
às interpretações desprovidas de uma boa exegese bíblica e adequada
interpretação teológica. Essas, sem base nas Escrituras Sagradas, põem a
organização igreja acima do valor humano, desqualificando sua natureza e seu
universo particular; mas não de forma genérica. Em um momento assim não podemos nos
esquecer de uma frase famosa de Gandhi: “No
vosso Cristo eu creio; eu não creio é no vosso cristianismo” (ARAÚJO FILHO, 1987, p.23).
Em
uma aplicação à psicologia da gestalt, podemos comparar forma e conteúdo
com figura e fundo. Ou seja, a figura é aquilo
que está na estampa, e o fundo o que está na essência e que, infelizmente, em
várias situações encontra-se escondido.
O
objetivo principal deste livro é elucidar que o distanciamento citado acima tem
trazido prejuízo aos cristãos evangélicos e, naturalmente, ao cristianismo, no
que se refere a uma divulgação empobrecida pela exagerada defesa e observância
da forma (figura) em desarmonia
com seu conteúdo (fundo).
Segundo os orientais, desarmonia é sinal de doença, justamente por estabelecer
um desequilíbrio entre o que está por fora e o que está por dentro. Entre o que
uma pessoa fala e o que verdadeiramente pensa e sente. É unânime a resposta
quando pergunto em algumas igrejas, onde faço minhas ministrações, se os presentes acham que a Igreja de hoje
encontra-se saudável. A resposta geralmente é “não”.
Alguns
desses religiosos se mostram resistentes em fazer rupturas ou promover mudanças
de paradigmas em suas formas, pensando que estas ameaçariam o conteúdo de sua
fé. Com isso, tornam-se inflexíveis, rígidos, fazendo defesas desprovidas de
argumentos bíblicos, teológicos e racionais, o que pode desencadear forte
tendência à hipocrisia e à demagogia. Esta postura não só favorece o surgimento
de falsos conceitos fortalecendo os mandamentos de homens, como também promove
um impacto negativo na Igreja de Jesus Cristo.
Ao
longo desta exposição, procurarei mostrar o quanto tem sido difícil para
pessoas sinceras, na busca por experiência religiosa, conviver e aceitar o
dualismo existente em cada ser humano; e que por mais forte e transformadora
que seja tal experiência, o homem continua sendo um ser limitado e imperfeito,
ou seja, um pecador. A conversão religiosa não anula a nossa humanidade. Quando
abordo acerca do dualismo existente em nós, refiro-me ao bem e ao mal, ou a
luta entre uma nova consciência (tendenciosa ao bem), com novos valores e a
natureza pecaminosa, imperfeita e tendenciosa ao mal, que parece que nunca se
converterá (e com certeza aqui nesta vida não irá). Seria o nosso lado
corruptível. A difícil harmonia entre humanidade e vida cristã tem favorecido
os mandamentos de homens devido a uma negação da primeira, e, consequentemente,
tem provocado o adoecimento e o esfriamento religioso.
Para
realizar este trabalho fiz uso de toda experiência adquirida como atuante no
contexto cristão evangélico na função de pastor e também das experiências obtidas
no campo da Psicologia. Foram úteis as experiências adquiridas em mais de vinte anos como pastor,
atuando no ensino e como capelão do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro, onde
permaneci de março de 1989 a setembro de 1999. Além das adquiridas no curso de
especialização em Análise Transacional (202), nos anos de estudos na faculdade
de Psicologia e nas experiências obtidas na direção do INSTITUTO DE TREINAMENTO
DE LÍDERES (ITL), no qual ministro os seguintes cursos: CURSO SAÚDE EMOCIONAL E
VIDA CRISTÃ, A PERSONALIDADE HUMANA: COMO SE FORMA, COMO SE DEFORMA E COMO SE
TRANSFORMA (Uma Visão Bíblica e Psicológica) e TREINAMENTO EM CAPELANIA
HOSPITALAR E ESCOLAR. Em todos estes cursos, além dos seus respectivos temas,
também procuro abordar a identificação e a conscientização de como os
mandamentos de homens estão, em algumas circunstâncias, se sobrepondo aos
mandamentos de Cristo em Sua Igreja. De igual modo, como os mesmos se constroem
e como as expressões da forma podem sofrer
uma contextualização sem qualquer prejuízo ao seu conteúdo. Não poderia deixar de lado, é claro, as experiências obtidas
nos anos de atendimento psicológico em clínica.
No capítulo 2 você verá uma chamada em letra
maiúscula intitulada UMA PAUSA PARA A PSICOLOGIA: UM RECURSO NECESSÁRIO. É um
espaço que usarei para fazer uso de uma linha da psicologia chamada de Análise
Transacional. Creio ser interessante você compreender como
funciona esta abordagem. Ela é simples, interessante e de fácil assimilação.
Penso
que este trabalho poderá dar uma contribuição para os cristãos evangélicos,
visto que o mesmo se refere a uma pesquisa dentro deste contexto, e que procura
clarificar o quanto o cristianismo e os cristãos estão perdendo com uma prática
religiosa que tem contemplado bastante a forma
em detrimento de seu conteúdo.
Uma
exposição que por mais que contenha uma apologia, devido, naturalmente, a
difícil virtude da imparcialidade, e que se caracteriza principalmente por uma
crítica e uma confissão, poderá ser também útil ao meio científico. Haja vista
que minha identificação com a ciência da psicologia, não me deixa livre de uma
aplicação de seus conceitos. Nem poderia, pois a mesma também faz parte de
minha vida, numa busca pela harmonia entre a fé religiosa e sua prática, e a
credibilidade na ciência da psicologia, resguardando o devido direito e
autonomia da respeitosa crítica sincera e honesta a uma e à outra.
Gostaria
de abordar com maior profundidade o tema proposto, entretanto, preciso deixar
bem claro que o objetivo deste livro é identificar alguns dos mandamentos de
homens mais voltados para as questões psicológicas, dando origem a
comportamentos não saudáveis, e alguns de seus prejuízos, tanto para os
cristãos quanto para a Igreja de Cristo. Não pretendo encerrar tal assunto (nem
poderia ter tal pretensão), mas apenas iniciá-lo, permitindo-me o direito de
enfatizar, de maneira mais
específica em algumas outras obras já em andamento, alguns dos temas aqui
mencionados.
quinta-feira, 8 de março de 2012
SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ - UMA HARMONIA NECESSÁRIA
SAÚDE
EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ - UMA HARMONIA NECESSÁRIA
Este
ministério tem sido durante muitos anos exercido em nome desta harmonia. E tal
necessidade ocorre porque para muitos que se convertem passam a ter uma
concepção errada do que seja essa caminhada na fé em Cristo. É preciso deixar
bem claro que conversão não tira a nossa humanidade. Por tal motivo, o crente,
que tanto busca a comunhão com o Senhor deve atentar para este lado humano que
ainda continua em nós lutando contra o
Espírito que também em nós habita.
Assim, quando o crente cuida da sua área emocional ao mesmo tempo está
contribuindo par uma vida cristã saudável, porque onde houver um distúrbio
emocional haverá um distúrbio espiritual. Você não conhece um crente
desequilibrado emocionalmente que seja equilibrado espiritualmente.
Neste curso você terá a oportunidade de
se conhecer melhor. Você se conhece? Quem é você quando ninguém está olhando?
Verás que existe toda uma série de comportamentos para que não se olhe para
dentro da alma e possa ver o que nela se encontra. Veja a oração do salmista: “Sonda-me ó Deus e vê o que há no meu coração.”.
Sl. 139:23. Costumo dizer que o grande
perigo desta oração é que Deus pode resolver respondê-la. E se o Senhor
responder que dentro de você existe uma tristeza há muitos e muitos anos? E
você sempre ouviu que “o crente deve estar sempre sorrindo mesmo quando não dá”. Caso você resolva esconder uma tristeza
verdadeira e demonstrar uma alegria que não existe, você, crente que conheceu A
Verdade, estará vivendo uma mentira. Isto tem um preço muito alto, porque “A
esperança que se adia, faz adoecer o coração...” Prov. 13:12. Isto significa
que se esta tristeza for autêntica ela precisa ser sentida, chorada, pois “Há
um Tempo Determinado Por Deus Para Todas as Coisas” (Ecl. 3). Lá diz que “há
tempo de chorar”, e ainda afirma que “há tempo de prantear”. Se quando existe
este momento em sua vida o que você resolve é rir, saiba que estará fazendo um
grande mal à sua vida. Isto é viver uma mentira.
Talvez como resposta à esta oração do Sl.
139:23 o Senhor possa responder que existe uma mágoa profunda em sua alma. E o
que você faz com isso? Muitos dizem que
já perdoaram, mas ao verem a pessoa objeto desta mágoa sentem o que pensavam
estar resolvido. O que fazer então? Em
Prov. 10:18 diz: “O que encobre o ódio tem lábios falsos...”. Não seja um
crente que possa, segundo a Palavra, ser enquadrado como falso. Você nasceu
para viver a verdade.
No CURSO SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ
trataremos como SER CRENTE E SER GENTE AO MESMO TEMPO. É possível, acredite.
Que o Senhor possa estar em tua vida. E
que a difícil harmonia entre a VIDA CRISTÃ e a SAÚDE EMOCIONAL possa ocorrer em sua vida.
O CLAMAR É DO HOMEM, O RESPONDER É DO
SENHOR. Pode ser que a resposta do
Senhor para sua vida esteja neste curso.
Deus te abençoe.
PAULO CESAR
PEREIRA (PASTOR E PSICÓLOGO)
Professor do
CURSO SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ
segunda-feira, 5 de março de 2012
"A CURA GAY" , por Hélio Schartsman na FOLHA DE S. PAULO
Confira a coluna do jornalista Hélio Schwartsman da Folha de São Paulo intitulada "A Cura Gay"
Texto publicado no jornal Folha de São Paulo, em 01/03/2012, pelo jornalista Hélio Schwartsman.
A CURA GAY
O clima é de guerra. De um lado, estão os
gays e os Conselhos de Psicologia, em suas vertentes federal e
regionais, de outro, os cristãos, mais especificamente o povo
evangélico. O tema do embate é (aqui não há como evitar as aspas) "a
cura da homossexualidade".
O certame teve início nos anos 90, quando
militantes do movimento gay, em particular a Associação Brasileira de
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), começaram a
denunciar aos conselhos os autointitulados psicólogos cristãos, que
prometiam curar homossexuais.
A ABGLT pedia punições a esses
profissionais com base no Código de Ética do Psicólogo, que, em seu
artigo 2º, b, proíbe: "induzir a convicções políticas, filosóficas,
morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo
de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais".
Em 1999, depois de alguns casos rumorosos
na mídia, o Conselho Federal (CFP) baixou a resolução nº 001/99, que
não deixa nenhuma margem a dúvida:
"Art. 2° - Os psicólogos deverão
contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e
o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles
que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas.
Art. 3° - Os psicólogos não exercerão
qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas
homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar
homossexuais para tratamentos não solicitados.
Parágrafo único - Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.
Art. 4° - Os psicólogos não se
pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de
comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais
existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer
desordem psíquica".
Evidentemente, a briga continua, mas
agora no plano da opinião pública e do Legislativo. Além de nos
bombardear com e-mails sobre a "perseguição" a psicólogos cristãos, os
evangélicos tentam no Congresso aprovar um projeto de decreto
legislativo (PDC 234/11) para sustar artigos da resolução do CFP.
Vale observar que o proponente da
matéria, o deputado João Campos (PSDB-GO), também tem projetos de
decreto para derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal que
legalizou as uniões estáveis homossexuais e a que autorizou as marchas
da maconha.
A iniciativa do parlamentar
social-democrata (sim, há ironia no adjetivo) é uma tremenda de uma
bobagem. Da mesma forma que um médico não pode hoje sair por aí dizendo
que cura a doença de Huntington e um físico está impedido de afirmar que
faz o tempo correr para trás, um psicólogo não pode proclamar que
possui terapias efetivas contra o que seu ramo de saber nem ao menos
considera uma doença. Não se pode bater de frente e em público contra os
consensos da disciplina.
Não existe algo como psicologia cristã,
hidrostática católica ou cristalografia judaica. Idealmente, juízos
científicos se sustentam na racionalidade amparada por evidências (mas a
questão é mais complicada, como veremos ao final do artigo).
É claro que a ciência, ao contrário das
religiões, não trabalha com dogmas. Um pesquisador que pretenda provar
que a homossexualidade é uma doença pode tentar fazê-la em fóruns
apropriados, como congressos e trabalhos científicos, e sempre
apresentando argumentações técnicas, cuja validade e relevância serão
julgadas procedentes ou não por seus pares. Se ele os convencer, muda-se
o paradigma. Caso contrário, ou ele abandona o assunto ou deixa de
falar na condição de psicólogo.
Como cidadão, acredito eu, todos sempre
poderão dizer o que bem entendem --além de fazer tudo o que não seja
ilegal. Padres e pastores vivem afirmando que a homossexualidade é
pecado sem que o céu lhes caia sobre a cabeça. É claro que a ABGLT
protesta e de vez em quando um membro do Ministério Público pode tentar
alguma estrepolia, mas isso é do jogo. Apesar de alguns atritos, a
liberdade de expressão vem sendo relativamente respeitada no Brasil nos
últimos anos, como o prova a decisão do STF sobre a marcha da maconha
que o representante do PSDB quer derrubar.
Vou um pouco mais longe e, já adentrando
em terrenos hermenêuticos menos sólidos, arrisco afirmar que nem o
Código de Ética nem a resolução do CFP impedem um psicólogo de, em
determinadas condições, ajudar um homossexual que busca abandonar suas
práticas eróticas.
Imaginemos um gay que, por algum motivo,
esteja profundamente infeliz com a sua orientação sexual e deseje
tornar-se heterossexual. O dever do profissional que o atende é tentar
convencê-lo de que não há nada de essencialmente errado no fato de ser
gay. Suponhamos, porém, que o paciente não se convença e continue
sentindo-se desajustado. Evidentemente, ele tem o direito de tentar ser
feliz buscando "curar-se". E seu psicólogo não está obrigado a abandonar
o caso porque o paciente não aceita a ciência. Ao contrário, tem o
dever ético de fazer o que estiver a seu alcance para diminuir o
sofrimento do sujeito.
O que a resolução corretamente veta é que
o psicólogo coloque na cabeça de seus pacientes a ideia de que ser gay é
uma falha moral que pode e deve ser revertida. Impede também que ele
faça propaganda em que promete terapias efetivas.
Dito isto, não acho uma boa estratégia a
do movimento gay de vincular a defesa dos direitos de homossexuais a uma
teoria científica. Este me parece, na verdade, um erro grave.
Para começar, a ciência está calcada em
hipóteses que podem por definição ser refutadas a qualquer momento.
Vamos supor que o fundamento lógico para eu recusar a discriminação
contra gays resida na "evidência científica" de que a homossexualidade
tem componentes genéticos e ambientais, não sendo, portanto, uma escolha
que possa ser modificada. Imagine-se agora que alguém demonstre de
forma insofismável que tais evidências estavam erradas. O que ocorre
neste caso? A discriminação fica legitimada?
Não é preciso puxar muito pela memória
para lembrar que movimentos por direitos civis e "ciência" (sim, fora
dos manuais de epistemologia, ela é uma atividade humana como qualquer
outra que caminha ao sabor de circunstâncias políticas e constructos
sociais) já estiveram em lados diferentes das trincheiras. Até 1990, a
Organização Mundial da Saúde listava a homossexualidade como uma doença
mental. Os psiquiatras americanos faziam o mesmo até 1977. Não sei se
recomendava ou não o exorcismo, mas certamente autorizava profissionais
da saúde mental a tentar a "cura".
O argumento contra a discriminação de
minorias precisa ser moral. É errado discriminar gays, negros e membros
de qualquer seita religiosa porque não gostaríamos de sofrer tal
tratamento se estivéssemos em seu lugar.
Leia a notícia no site.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
I T L
INSTITUTO DE TREINAMENTO DE LÍDERES.
Prepare-se Para Melhor Servir a Deus
CURSO SAÚDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ
UMA VISÃO BÍBLICA E PSICOLÓGICA SOBRE COMO:
* LIDAR COM A DEPRESSÃO
* SE CONHECER E SE ACEITAR
* ELIMINAR AS FALSAS CREÇAS
* DESENVOLVER A AUTO-ESTIMA
* DIZER "NÃO" SEM SE CULPAR
* LIDAR COM AS DOENÇAS DA ALMA
* DESENVOLVER O DOMÍNIO PRÓPRIO
* ELIMINAR O FALSO MEDO E A FALSA CULPA
* DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
* FALAR O QUE PENSA E SENTE SEM OFENDER
* ELIMINAR RAIVA, MÁGOAS E RESSENTIMENTOS
* PRATICAR O PERDÃO
* ENTENDER A DOENÇA E A CURA COMO PROCESSOS
* AJUDAR PESSOAS EM CRISE
* COMPREENDER A CRIANÇA E O ADOLESCENTE
* CONSOLAR E ENCORAJAR PELO ACONSELHAMENTO
* ESTABELECER UMA HARMONIA ENTRE A BÍBLIA E A PSICO
LOGIA
FACEBOOK (PAULO CESAR PEREIRA, OU E-MAIL PRPAULOPSI@UOL.COM.BR)
TWITTER: @PAULOPASTORPSI
AULAS QUINZENAIS
JACAREPAGUÁ - 1ª IGREJA BATISTA - Estr. Pau Ferro 24 - Pechinca- Tel. 3392-5202
3ª feira de 13/03 a 19/06/12, das 19:00 às 21:30hs.
MAL. HERMES - IG. BAT. CAMPO DOS AFONSOS - R. Frei Sampaio 605 - Tel. 3390-4846
3ª feira de 13/03 a 19/06/12, das 15:00 às 17:30hs.
SULACAP - IG. BAT. BETÂNIA - R. Núncio Calepp 369 (Est. Manoel Nogueira de Sá 538)- Tel. 2301-3108
2ª feira de 12/03 a 18/06/12, das 19:00 às 21:30hs.
CAMPO GRANDE - IG. BATISTA MONTE HOREBE - R. Benedito Lacerda 235 - Vila Nova - Tel. 2411-2127
3ª feira de 06/03 a 26/06/12, das 19:00 às 21:30hs.
N. IGUAÇÚ - IG. BAT. MEMORIAL - R. Arcelino Pereira Neves 80 - Tel. 2660-3486
(Em frente a V. Light e próx. a garagem da São José)
4ª feira de 07/03 a 27/06/12, das 15:00 às 17:30hs.
N. IGUAÇÚ - IG. PRESBITERIANA DE MIGUEL COUTO - Estr. do Iguaçú 113 - Tel. 2769-0947
4ª feira de 07/03 a 27/06/12 das 19:00 às 21:30hs.
NILÓPOLIS - 1ª IG. BATISTA - R. Zezinho 157 - (Ao lado do Hosp. JK) - Centro
6ª feira de 09/03 a 29/06/12, das 19:00 às 21:30hs. Tel . 2691-9571
D. CAXIAS - 1ª IG. BATISTA - Av. Nilo Peçanha 333 - Centro - tel. 3659-8269
5ª feira de 15/03 a 21/06/12, das 15:00 às 17:30hs.
D. CAXIAS - 1ª IG. BAT. DO JACATIRÃO - R. Mariano Procópio 14 - Tel. 3774-1656 e 9337-1062
5ª feira de 01/03 a 21/06/12 das 19:00 às 21:30hs.
S. GONÇALO - ASSEMB. DE DEUS BETEL - R. Dr. Toledo Pizza 770 - Bairro S. Miguel - Tel. 2604-4510
4ª feiras, de 14/03 a 20/06/12, das 15:00 às 17:30hs
S GONÇALO - 1ª IG. BAT. DE TRINDADE - R. Pr. Valdemar Zarro 28 - Trindade - 2702-6400
4ª de 14/03 a 20/06/12, das 19:30 às 22:00hs.
B. ROXO - IG. BAT. CENTRAL VILAR NOVO - R. Amapá - Tel. 3775-9960; 8231-3384
5ª feira de 22/03 a 28/06/12 de 19:30 às 21:30hs -
B. ROXO - ASSEMB. DE DEUS B. ROXO - Av. José Mariano dos Passos 1626 - Centro - Tel. 2671-1657
2ª feira de 05/03 a 25/06/12, das 19:00 às 21:30hs.
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