terça-feira, 1 de setembro de 2009

TESTEMUNHOS SOBRE O CURSO SAUDE EMOCIONAL E VIDA CRISTÃ

"FAZENDO UMA VIAGEM COM MENOS BAGAGEM"

"Talvez o que eu vá dizer aqui seja um velho clichê - a vida é uma viagem. Mas é deste modo mesmo que eu vejo a vida, como uma viagem, uma caminhada. Cheia de encontros, desencontros, aprendizados, experiências...
Para alguns, a viagem é mais curta, para outros, mais longa, outros a fazem
acompanhados, de boas ou más companhias, já há os que a fazem solitários.
Eu ffazia minha viagem com excesso de bagagem. Esse peso a mais me impedia de completar alguns trajetos e, às vezes, dificultava ainda mais a caminhada.
Foram muitas as vezes que eu pedi ao Pai que,na sua onipotência, mudasse a minha viagem, mas Ele nunca respondeu ao meu pedido. Hoje eu sei o por quê.
Quando cheguei aqui (ao curso), meus ombros pesavam e o cansaço me abatia por causa das bagagens que eu trazia comigo. Eram tantas! Medo, culpa, desesperança, tristeza, raiva, amor, alegria, desamor, esperança, depressão, dor, revolta, ressentimento e muitas falsas crenças.
A cada encontro eu conseguia me desprrender de algumas delas e minhaq caminhada seguia menos penosa, mais suave e mais leve.
Hoje eu compreendo o motivo pelo qual Deus nunca mudou minha viagem, minha rota. Não era porque Ele era cruel ou manipulador, como eu considerava. Era porque Ele sabia que de nada adiantava mudar a viagem, se eu não deixasse algumas bagagens, pois para qualque3r lugar que eu fosse, a caminhada seria dura, pesada.
Esta foi mais uma das grandes expressões do amor de Deus por mim. Ele quer para mim uma vida mais leve. Hoje compreendo o significado de : 'Aprendei de mim (...) porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve'. Há algum tempo atrás eudiscordava disto. Eu, definitivamente, estava errada.
Dentre muitos encontros que tive neste pequeno trajeto, exatamente neste trecho da viagem, dosi foram muito especiais: o primeiro foi com Deus, omeu paizinho amoroso. Não o Deus punitivo, cruel, e manipulador que eu conhecia. Mas o Deus amoroso, cuidadoso, justo, santo e fiel.
O segundo foi comigo mesma. Embora tenha sido muito difícil olhar, e reconhecer, e constatar alguns sentimentos que eu não gostaria de ver em mim, foi maravilhoso aceitar a minha humanidade e ver nela o amor de Deus.
Fiz, então, algumas descobertas: 1- Não estou sozinha nesta viagem e nem sou a única a trazer excessos de bagagens. A sensação de não estar sozinha, especialmente, nos deseretos, é boa.. 2 - Eu consigo! Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece. E eu só não consigo mudar em mim, aquilo que eu não quero com tanta força. Afinal, 'nenhum almoço é de graça'.
Quem sabe um dia não alcançarei a força e a coragem do leão e a visão e a coragem de uma águia!
Finalizo, agradecendo.
Agradeço a Deus por me dar mais uma chance. Pelo modo tão maravilhoso e delicado com que Ele me tratou nesses dias.
Ao Pr. Paulo Cesar, por ter se permitido ser um instrumento do Senhor para abençoar vidas e, de um modo muito especial, a minha. Pr. Paulo, o seu conhecimento, a sua experiência, unidos às verdades bíblicas atingiram diretamente a minha vida e se estendeu para a minha família e amigos. A minha oração sincera é que Deus te honre pelo seu serviço e ministério e derrame sobre o senhor e a sua família bênção sobre bênção.
E aos meus irmãos que, aqui, colaboraram de modo tão singular no alívio das minhas bagagens. Dou graças a Deus por ele ter separado este grupo parqa caminhar comigo ess etrecho da viagem. Eu espero que nos encontremos outras vezes pelo caminho. Mas, se não acontecer, louvo a Deus porque algum dia nos encontraremos no céu.
* Aprendi que, encarando os meus medos, encontro a coragem.
* Aprendi que, reconheceno as minhas fraquezas, encontro a força."

Marizete Barros - PIB Cabo Frio - Professora do Seminário da PIB em C. frio
Turma na Ig. Metodista Betel em C. Frio (Março a Junho de 2009)



"No dia 17 de outubro de 2007 quando o Pr. Paulo Cesar ministrou a aula, foi falado ao meu espírito sobre medos, angústia de separação, medo de perder e uma frase me chamou a atenção: 'o segredoa da paz está em aceitar que o pior pode acontecer'.
No dia 18 de outubro aconteceu o de pior para uma mãe: meu filho faleceu aos 39 anos, dormindo, cheio de vida, deixando a esposa grávida de sete meses. No primeiro momento, o desespero, o desejo de morrer, tudo aquilo parecia uma grande mentira, o questionamento a Deus.
Dias depois aquela aula começou a vir ao meu espírito, consolando-me e passei a entender que o Espírito Santo através da vida do Pr. Paulo Cesar estava preparando o meu espírito para tudo que viria sobre a minha vida e da minha família.
Eu posso testemunhar que este curso a cada aula tem me ajudado a suportar, a compreender e a sobretudo tenho entendido que eu sou humano e que como todos que estão aqui, precisamos uns dos outros, precisamos de ajuda, precisamos falar para que sejamos tratados pelo Espírito Santo de Deus."

Alaíde Adrião Gonçalves Catedral do Poder de Deus - D. Caxias
Turma PIB D. Caxias - (Agosto a Novembro de 2007)


"É importante que todos saibam como o seu curso ajudou bastante a mim e aminha esposa. Anos conhecermos melhor e aelevarmos nossa auto-estima, de modo que usamos todos esses ensinamentos no nosso cotidiano para termos uma vida psíquica e emocional muito melhor."

Wílson e Tânia (PIB Agostinho Porto - S. J. de Meriti)
Turma PIB D. Caxias (Agosto a novembro de 2007)


"Estou escrevendo para testemunhar os ganhos que tive com o curso Saúde Emocional e Vida Cristã..
O curso transformou meu relacionamento com Deus. Hoje posso dizer que Cristo é o meu melhor AMIGO. Entendi que Ele sempre me deu liberdade, mas algumas formalidades que aprendemos as vezes nos aprisionam...
Quando de fato me senti a vontade com Deus, senti que Ele estava comigo de uma forma que jamais experimentara, e essa sensação hoje é constante e real".

Michelle azevedo (Advogada) - Ig. de Nova Vida de Itatiaia - D. Caxias
Turma PIB D. Caxias - (Março a Junhoa de 2009).



"O curso foi muito importante para mim, pois me ajudou muito a entender o que é depressão. Ajudou-me a entender muitas coisas que eu não sabia, principalmente a lidar com os meus problemas que passei. Taqmbém espiritualmente me ajudou muito.

Lucinéa Costa (Dona de Casa) - PIB de Barra de S. João - Casimiro de Abreu
Turma PIB de Barra de S. João - (março a junho de 2009)



"Eu aprendi a dizer 'não'. Foi muito bom para a minha saúde.
Aprendi a jogar fora tudo aquilo que me fazia mal. Para mim sou mais liberta para tudo. Graças a Deus, ... Não engulo mais sapo; meu estômago não é brejo."

Vera Lúcia Costa de Freitas - PIB de Barra de S. João
Turma PIB Barra de S. João - (março a junho de 2009).


"Deu uma guinada em minha vida. Eu sou outra pessoa."
Maria Auzenir de Melo Fernandes - PIB em Centenário - D. Caxias
Turma D. Caxias - (março a junho de 2009)


"Eu estava em um abismo. O curso foi um presente de Deus na minha vida".
Alessandra Conceição S. da Silva (cabeleireira)
Turma PIB D. Caxias - (março a junho de 2009)


"Eu sou outra pessoa".
Monique Pereira G. Monteiro - Assembléia de Deus de Cordovil
Turma PIB D. Caxias ( março a junho de 2009),


"Eu me tornei uma pessoa mais leve"
Gildete de Jesus M. das Neves - Ig. MIssionária evangélica Maranata - D. Caxias
Turma PIB D. Caxias (março a junho de 2009)


"Eu sou um ser humano incomparavelmente melhor. Eu tive a experiência de me perdoar, já que Deus me perdoou. Meus sonhos sairam da gaveta".
Lúcia Helena M. Nascimento (gerente de Salão de Festas - Assembléia de Deus da Penha
Turma PIB D. Caxias (março a junho de 2009)


"Eu me aproximei mais de Deus"
Vilma Lúcia Rocha Moreira - Enfermeira (PIB R. das Ostras)
Turma PIB J. Marilea - R. das Ostras (março a junho de 2009)

3 comentários:

  1. Louvo ao Senhor pelo curso de "saúde emocional e vida cristã" que foi realizado em minha igreja. A atuação do Pr. Paulo César foi abençoadora e vidas foram edificadas: tiveram os olhos abertos para realidades desconhecidas da Bíblia em relação às emoções humanas, passaram a tomar novas posturas diante de situações embaraçosas, alcançaram alívio para cargas pesadas que vinham carregando por muito tempo, etc.
    Líderes e liderados foram abençoados e a igreja saiu ganhando sim. Toda honra seja ao Senhor.
    Cláudio - Pastor da PIB de Jardim Paraíso - São João de Meriti - RJ.

    ResponderExcluir
  2. Este curso me ensinou coisas simples mas tão excencial como água, aprender que só o amor de DEUS e incondicional , não ser demasiadamente bom, falando assim e simples , mas quando colocamos em pratica e TUDO, passei a não ficar mas a disposição dos problemas com filhos. Por que aprendi que não estarei errada em me magoar e ficar com menos amor ou sentimento por um filho ingrato e mal criado, não tenho que deixando uns irmãos mal humurados e sem DEUS me magoar, maltratar por que TENHO que ama-los perdoa-los sempre.
    não TENHO que ser perfeita e ferida, posso ser um pouco imperfeita mas feliz com DEUS e comigo, para o meu ministério, descobrir análise transacional foi um PRESENTE, agora tenho como entender melhor uma criança ou adolescente e assim poder ajudar mas, em fim, espero que o Pr venha a ajudar outras pessoas com os seus conhecimentos assim como ele ajudou e MUITO a minha vida, que DEUS abençoa ao senhor e sua família um grande abraço com muita gratidão da sua aluna.
    Dayse Veronica F.S. Dutra(Professora de informática)
    turma de Caxias (Junho a Dezembro)

    ResponderExcluir
  3. Este curso me ensinou coisas simples mas tão excencial como água, aprender que só o amor de DEUS e incondicional , não ser demasiadamente bom, falando assim e simples , mas quando colocamos em pratica e TUDO, passei a não ficar mas a disposição dos problemas com filhos, por que aprendi que estarei errada em me magoar e ficar com menos amor ou sentimento por um filho ingrato e mal criado, não tenho que ficar dando a minha deixando uns irmãos mal humurados e sem DEUS me magoar, maltratar por que TENHO que ama-los perdoa-los sempre.
    não TENHO que ser perfeita e ferida, posso ser um pouco imperfeita mas feliz com DEUS e comigo, para o meu ministério, descobris análise transacional foi um PRESENTE, agora tenho como entender melhor uma criança ou adolescente e assim poder ajudar mas, em fim, espero que o Pr venha a ajudar outras pessoas com os seus conhecimentos assim como ele ajudou e MUITO a minha vida que DEUS o abençoa ao senhor e sua família um grande abraço com muita gratidão da sua aluna.
    Dayse Veronica F.S. Dutra(Professora de informática)
    turma de Caxias (Junho a Dezembro

    ResponderExcluir